O que é Quiropraxia?

A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde fundada em 1895 por Daniel David Palmer, dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos tendões, nervos e outras estruturas e seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral.

 

A quiropraxia está embasada no estudo científico de que a função de praticamente todas as células do tecido, órgãos e sistemas de seu corpo como poder levantar objetos, girar ou dobrar dependem de um funcionamento eficiente do seu sistema nervoso, assim como poder respirar, digerir e até combater uma infecção.

Vários métodos terapêuticos são utilizados, destacando-se técnicas específicas de terapia manual, em especial, a manipulação ou ajustamento articular.

Como a quiropraxia age no corpo?

A profissão de Quiropraxia enfatiza o papel do sistema nervoso em regular as funções de todos os outros sistemas do organismo, integrando assim a homeostase e a saúde geral. Em cada nível da coluna vertebral há centros de processamentos comuns ou integrados na coluna espinhal. Desde as primeiras experiências clínicas, ao observar as respostas variadas e frequentemente surpreendentes dos pacientes à manipulação vertebral os quiropraxistas postularam que uma disfunção mecânica no sistema músculo esquelético, tal como a redução da amplitude de movimento em uma articulação ou encurtamento ou tensão muscular podem perturbar a função regulatória normal dos três ramos do sistema nervoso. Experiências sofisticadas em animais realizadas nos últimos anos demonstraram que o estímulo mecânico dos nervos espinhais provoca atividade reflexa em diversas áreas do sistema nervoso inclusive alterações de funções viscerais tais como o ritmo do batimento cardíaco e atividades da glândula adrenal.

Os objetivos do tratamento quiropraxistico e ajustamentos articulares não são apenas de corrigir disfunções músculos esqueléticas, melhorar amplitude de movimento e reduzir a dor, como também restaurar a função normal do sistema nervo.

O que Quiropraxia trata?

Problemas reumáticos em geral, hérnia de disco, dores ciáticas, dores de cabeça, etc. Doutores em Quiropraxia podem detectar com precisão o local de origem dos problemas através de exame detalhado incluindo análise de postura, realização de testes específicos e a palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas.

Para cada condição há várias modalidades terapêuticas disponíveis, como, a manipulação articular, aplicação de métodos físicos, exercícios de reabilitação, orientação postural, orientações sobre o estilo de vida, entre outros.

Nos EUA e Canadá aproximadamente 1/3 das pessoas que sofrem dores ou problemas da coluna vertebral consultam um quiropraxista, sendo mais de 60mil profissionais.

Atividades comuns em nosso dia-a-dia associadas à má postura, estresse, acidente, excesso de peso, uso demasiado de computador ou atividades em que a pessoa tenha que ficar muito tempo na mesma posição (como motoristas e secretárias), pode fazer com que as junções entre nossos ossos do corpo – especialmente os da coluna – percam seu alinhamento, ou o que poderia se chamar de movimento normal. Essas alterações podem ocorrer com maior ou menor gravidade, tornando-se dolorosas e afetando outras vértebras, músculos e nervos. Com o passar do tempo, quando os problemas persistem, essa situação pode progredir, com o surgimento de alterações degenerativas, como a osteoartrose. Os quiropraxistas referem-se a esses processos como “disfunções articulares”.

Vários estudos, que incluem pesquisas de âmbito nacional nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa, indicam que 95% dos pacientes de quiropraxistas apresentam queixas de dores neuro-músculo-esqueléticas (distúrbios NMS), e 65 a 70% apresentam dores nas costas.

Embora os doutores de quiropraxia tenham uma variedade larga de condições diferentes segue uma lista das condições mais típicas tratadas pela quiropraxia.

Dores de Cabeça, Dores nas costas (hérnia de disco, ciatalgias, etc.), dor e rigidez no pescoço( torcicolos, etc), Dor no Ombro, Dor nos quadris e pernas, Dor e entorpecimento em Mãos e pés., Dor em ombros e cabeça, Dor de Artrite, problemas no esporte, Efeito Chicote, problemas de Discos Intervertebrais, Síndrome pré menstrual, Sinusite, fadiga, tensão, Bursite, Tendinites, Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Dor Ciática, fibromialgia, Etc.

O profissional

O Doutor em quiropraxia é um profissional bacharel em quiropraxia com vasto conhecimento em ciências biomédicas e quiropraxistica. Nos EUA e Canadá são em média 6 a 8 anos de estudo integral em universidades específicas sendo que após a conclusão o profissional deve passar por um exame semelhante `a OAB porém voltada a quiropraxia. No Brasil já existe duas universidades de quiropraxia, porém é grande o número de oportunistas que não sabendo da gravidade e responsabilidade de se lidar com vidas humanas ministram cursinhos de final de semana e fazem que alunos incapacitados creiam ser quiropraxistas, inclusive formando associações ou grupos como anq que emitem certificados que não condiz com a profissão ou terapeutas holísticos curiosos.

A Clínica Barbin é a única da região que possui maca de thompson, tração pneumática, speed board, Osteopatia, Trigger Points entre vários equipamentos modernos de quiropraxia e doutor com experiência acadêmica em Los Angeles College of Chiropractic na Califórnia e University of Western State em Oregon.