Quiropraxia dedica-se a prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de dores e de outras alterações do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas de articu-lações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas.

 

Vários métodos terapêuticos são utilizados, destacando-se técnicas específicas de terapia manual, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

A Quiropraxia no Brasil e no mundo A quiropraxia teve início em 1895 nos Estados Unidos, através de um canadense chamado Daniel David Palmer. Atualmente, há 95 mil quiropraxistas em todo o mundo, sendo que nos Estados Unidos esta é a segunda maior profissão na área de Saúde. Além dos EUA, Quiropraxia é regulamentada e integrada aos sistemas nacionais de saúde em países como o Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, México, Dinamarca entre outros.

No Brasil, a Quiropraxia ainda é pouco conhecida e são poucos os profissionais habilitados a exercer a profissão. Algumas universidades, como Los Angeles College of Chiropractic, Palmer e Western State formaram convênios com universidades no Brasil para integrar a profissão ao País.